10 Passos para o corpo dos seus sonhos
Você começou a Treinar e, nos primeiros meses, sente que perdeu peso e tonificou o corpo. Empolgada, se dedica ainda mais aos treinamentos. Mas os novos resultados teimam não aparecer. “Conhecido como efeito ‘estaciona’, ele pode acontecer quando o corpo acostuma com os exercícios”.
O mesmo se repete com a dieta. Depois de afinar nas primeiras semanas, o corpo atinge uma estabilização e a nova perda de peso demora a aparecer — é conhecido como platô da dieta. Quando a pessoa começa a ingerir menos calorias, o organismo sofre no início, mas depois encontra meios para se adequar à quantidade de alimento que está sendo recebida, impedindo o processo de emagrecimento.
Os resultados têm uma repercussão imediata maior em quem está muito tempo parada, mas tendem a aparecer menos nas pessoas que treinam e estão mais próximas a um nível de excelência. Mas exis---tem alguns truques para voltar a comemorar. “O corpo necessita de apenas 15 dias para se adaptar a uma nova situação. Depois disso, é preciso mudar algo para ele se estimular novamente”. Veja o que fazer para o organismo responder novamente aos exercícios e à dieta.
1 Beba mais água e gelada!
Ao ingerir líquidos gelados, você obriga seu organismo a trabalhar de maneira mais intensa. “Quando a dieta chega a uma zona de conforto e você introduz a água gelada ao cardápio, o corpo ganha um novo estímulo porque precisa trabalhar mais para elevar a temperatura do líquido”, diz a nutricionista Fernanda Cassullo Amparo. Assim, você acelera o metabolismo e dá um up na sua dieta.
2 Ajuste sua dieta
Tomar apenas café da manhã, almoçar e jantar não emagrece. Pelo contrário. Com menos refeições ao dia, o corpo sente falta de nutrientes e, “com medo de ficar sem eles”, armazena energia para sobreviver. Daí sua dieta para de fazer efeito. Um estudo publicado no British Journal of Nutrition mostrou que, ao fracionar as refeições, a mulher sente menos fome ao longo do dia,