10 LIÇÕES SOBRE MAQUIAVEL
1. Sob a luz da Renascença
No primeiro capítulo da obra de Vinícius Soares de Campos Barros, podemos nos situar em que época foram concebidos os pensamentos e obras de Maquiavel, de como o contexto histórico influenciou cada palavra escrita por ele.
Inicialmente, Barros nos conduz pela vida familiar de Nicolau Maquiavel. Nascido numa família de classe média, sem muitas condições financeiras, o menino Nicolau teve uma educação primorosa, pois seu pai era um leitor e estudioso da literatura da época e sua mãe descrita como uma poetisa. Sob esta atmosfera cresceu Maquiavel.
A época era a Renascença, um período de luz, segundo muitos escritores. Luz no sentido de grande produção artístico-intelectual. Uma época marcada por pensadores e obras espetaculares. Num tom bastante elucidativo, Barros nos mostra que a Renascença é, diferente do que muitos dizem, uma continuação mais criativa da Idade Média, pois se nega a menosprezar a influencia do passado no presente de Maquiavel. E numa passagem do livro é exatamente assim que Nicolau entendia a realidade política da época, analisando o passado em paralelo com o presente.
Iniciando sua carreira profissional, Maquiavel foi nomeado para ser secretário da Segunda Chancelaria, que era um órgão que tinha suas funções atreladas às funções da Primeira Chancelaria, porém seu foco eram assuntos internos e da guerra. Comprometido