10 Izabel Alcina Soares Evangelista
PROJETOS EDUCATIVOS INTERDISCIPLINARES NA PRÁTICA DOCENTE
Profª. Ms. Izabel Alcina Soares Evangelista
Docente da UEPA e CEULS-ULBRA
Profª. Drª. Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
Universidade Federal de Rondônia - UNIR
Profª. Drª. Maria Antonia Vidal Ferreira
Centro Universitário Luterano de Santarém/ CEULS-ULBRA
Introdução
Por que projetos educativos interdisciplinares? Com base em leituras e em experiências de sala de aula e supervisão pedagógica em escola de educação básica e instituição superior, têm-se muitas razões para trabalhar com projetos, visto que as atividades humanas na atualidade exigem criatividade que impõe nova forma de organização para realizar as ações com sucesso.
O projeto, na atualidade, é uma exigência básica para todas as profissões em diversas áreas do conhecimento, sabe-se que não há médicos, engenheiros, advogados, psicólogos, farmacêuticos e muitos outros que não pesquisem e planejem muito bem suas atividades buscando parcerias no caminho do interdisciplinar. Mas, é com o profissional da educação, especificamente o professor e sua sala de aula de todos os níveis de ensino da educação infantil a pós-graduação e as modalidades de ensino, é que se pretende trocar informações sobre a importância de se valorizar os projetos.
Buscando contribuir com o debate acerca da temática da interdisciplinaridade na prática docente e, ao mesmo tempo dele participar, este artigo constrói uma análise bibliográfica sobre a interdisciplinaridade e a possibilidade de se trabalhar o cotidiano escolar via projetos interdisciplinares.
Projetos: significados e possibilidades
A palavra projeto, do latim projectu, significa lançar para frente uma idéia. O projeto é a menor unidade do planejamento. É um empreendimento com fins definidos nos objetivos e metas declarados em função de uma necessidade, problema, interesse e outros dependendo da previsão individual, grupal ou instituição organizacional.