10 evoluções do século XIX
1800 – Primeira Bateria (Alessandro Volta)
Alessandro Volta inventou a pilha, e seu amigo Galvani começou seus experimentos para tentar provar que a corrente elétrica era de origem de seres biológicos, começou dai uma disputa entre eles que resultou na descoberta, em 1794, por Alessandro Volta de que os tecidos animais não eram, necessariamente, indispensáveis para geração de corrente elétrica. A disputa que pôs de um lado os defensores da “eletricidade animal” e de outro os defensores da “eletricidade metálica”, deu resultado na criação da primeira pilha, em 1800, por Alessandro Volta, quando ele, finalmente provou estar certo. A criação da bateria elétrica rendeu à Alessandro Volta a nomeação de conde em 1801 pelas mãos do próprio Napoleão e um lugar no senado do Reino de Lombardia em 1810, tendo durante este tempo lecionado na Universidade de Paris.
1804 – Primeira Locomotiva a Vapor (Richard Trevithick)
A primeira locomotiva a vapor foi feita pelo engenheiro inglês Richard Trevithick e fez o seu primeiro percurso em 21 de Fevereiro de 1804. A locomotiva conseguiu puxar cinco vagões com dez toneladas de carga e setenta passageiros à velocidade de 8 km por hora usando para o efeito trilhos fabricados em ferro-fundido.
1810 – Impressão (Frederick König)
Friedrich König, nascido em 1774 em Eisleben, Saxónia, fabricou uma impressora movida a vapor em 1810. Esta máquina de impressão trabalhou pela primeira vez em Londres, na oficina tipográfica de George Woodfall e Richard Taylor, na impressão dos 3000 exemplares do Annual Register para o ano de 1810. A sua máquina caracterizava-se por incluir para além do funcionamento a vapor, uma novidade importante: dois rolos móveis que aplicavam a tinta sobre a forma impressa , voltando depois ao seu lugar dando espaço à colocação do papel sobre a forma. A máquina que só foi feita uma, imprimia 400 folhas por