10 Dicas
Hoje vou postar a continuação das dicas para quem quer trabalhar com brechó, e agora em relação à consignação de peças. Mais uma vez agradeço à minha querida amiga Cris, do "Brechó da Cris" que me autorizou a postar as suas dicas para a galera daqui. Não se esqueçam de visitar o blog dela, heim? (http://brechodacris.blogspot.com)
Então, vamos lá. O que você deve fazer quando resolver aceitar roupas consignadas:
1. Divulgar aos seus clientes que você trabalha com consignação.
2. Sempre informar ao cliente que desejar deixar peças em consignação, que as peças precisam estar lavadas e passadas.
3. Não fique sem graça de negar peças que não se encaixem no seu perfil de brechó ou que não estejam em bom estado. Seja educado, mas não aceite.
4. Coloque o preço da peça de comum acordo com o cliente, mas se ele viajar no preço, mostre que se trata de uma peça usada que por ter saído da loja automaticamente já perde o seu valor. Já tendo sido usada, então cai mais ainda. Procure colocar um preço justo, tanto para ele quanto para você, até porque o seu brechó não pode ficar com fama de que tudo é caro por causa de uma consignação, e se mesmo explicando os motivos o cliente não concordar, e você não estiver de acordo com o preço imposto por ele, não aceite a peça.
5. Faça um contrato de consignação breve porém detalhando o valor atribuído à venda (sugiro 50% brechó e 50% cliente). Faça uma lista de todos os produtos e preços em um anexo, tudo em 2 vias.
6. Determine um prazo para os produtos ficarem consignados (indico no máximo 3 meses). Caso o cliente não retorne no prazo indicado para renovar o contrato ou pegar as peças, você pode doar, vender, enfim dar o destino que achar correto às peças, mas especifique isso no contrato.
7. Determine datas para o pagamento da consignação (sugiro 2 vezes ao mês, dias 15 e 30) pois não existe coisa mais chata no mundo que um cliente todo dia ficar perguntando: "