10-coisas-que-voce-provavelmente-nao-sabia-que-sao-radioativas/
O universo em um clique 10 coisas que você provavelmente não sabia que são radioativas
Por Natasha Romanzoti em 12.02.2013 as 17:00
A maioria de nós conhece as coisas óbvias que produzem radiação: usinas nucleares, micro-ondas, bombas atômicas, etc. No entanto, existem coisas menos óbvias com as quais temos que nos preocupar. Confira:
10. Castanha-do-pará A castanha-do-pará é um dos alimentos mais radioativos do mundo. No entanto, não pense que comer punhados dela lhe dará superpoderes. Você apenas vai defecar e urinar radioativamente. A razão para isto é que as raízes das árvores que produzem a castanha crescem tão profundamente no solo que absorvem níveis maciços de rádio, uma fonte natural de radiação.
9. Grand Central Station A estação Grand Central Station em Nova York (EUA) é uma das maiores estações ferroviárias do mundo, e também uma das mais radioativas. Isto porque muitas das paredes da estação, bem como seus fundamentos, foram construídas utilizando granito, uma pedra capaz de deter radiação natural. Na verdade, os níveis de radiação produzidos pela estação são tão altos que ultrapassam os níveis que as usinas nucleares são legalmente autorizadas a emitir.
8. Denver (EUA) É um fato científico que, quanto maior a altitude, mais exposição a formas de radiação cósmica se recebe. Você pode culpar a atmosfera da Terra por isso: a camada atmosférica que envolve a Terra fica mais fina conforme mais próximos estamos dela. Portanto, oferece menos proteção para as pessoas embaixo. Este é um problema para os moradores de Denver, já que a cidade está a mais de um quilômetro acima do nível do mar. Como resultado, sua população é atingida por duas vezes mais radiação que os que vivem no nível do mar.