10 CIRCUITO RC
Nesta prática temos por objetivo, analisar o comportamento da intensidade elétrica em função do tempo durante a descarga de um capacitor em um circuito RC e determinar experimentalmente a constante de tempo.
2. MATERIAIS
01 Multímetro digital;
01 Fonte CC com tensão variável;
01 Placa Protoboard;
01 Resistor de 5,1kΩ;
01 Capacitor de 1000µF;
01 Cronômetro;
Cabos de ligação;
Microcomputador com programa Origin®;
3. INTRODUÇÃO
Quando ligamos um circuito com apenas uma resistência R, a tensão se eleva instantaneamente ao seu valor máximo. Mas quando inserimos um capacitor neste circuito, a tensão no capacitor demora um certo tempo para assumir seu valor máximo V0.
O valor máximo para a carga de um capacitor depende da fonte de tensão, pois o carregamento cessará quando a tensão nos terminais do capacitor tornar-se igual ao da fonte de tensão, neste instante tem-se então uma corrente nula e a mesma deixa de fluir no capacitor.
Durante o carregamento de um capacitor, sua carga Q em um dado momento "t" se dá conforme mostra a equação a seguir. (1)
Podemos remanejá-la da seguinte maneira: (2) (3) (4)
No caso da descarga podemos determinar a constante “” com boa precisão representando o logaritmo da carga (ou da voltagem) do capacitor em função do tempo da seguinte maneira: (5) (6)
A constante “” possui dimensão de tempo e é chamada constante de tempo do circuito. Para os circuitos RC, a constante de tempo é representada pela seguinte