10 Ações para superar crises
As empresas sempre procuram desenvolver ferramentas que reduzam seus riscos a fim de garantir a sua continuidade e sobrevivência no ambiente capitalista e competitivo do mercado atual. No entanto, o desencadeamento de novas crises evidencia a existência alguma falhas que ainda precisam ser corrigidas
. As falhas na abordagem dos problemas abrangem desde a não consideração das limitações das ferramentas utilizadas até aspectos comportamentais relativos à percepção da existencia da crise pelos gestores. Desta forma, são evidenciadas oportunidades de melhoria para as deficiências apontadas, além da necessidade de uma postura mais pró-ativa de reguladores e gestores no gerenciamento da crise. Assim podemos determinar 10 ações a serem realizadas a fim de minimizar este momento de crise:
1) Faça planejamento de curta duração: um plano de ação de curta duração é mais facil de ser realizado além de poder ser revisados e reajustados periódicamente.
2) Invista em Marketing: as organizações devem resistir aos impulsos de cortes em investimentos na área de marketing em tempos de crise.
3) Conheça seus clientes: os executivos devem manter os investimentos em pesquisas para conhecer melhor os seus clientes.
4) Mantenha os talentos: as organizações devem manter seus talentos no período de crise para que quando a situação melhore não haja a necessidade de ter que recontratá-los, podendo inclusive custar mais caro do que mantê-los ativos.
5) Corte as marcas mais fracas: não perca tempo e dinheiro em uma marca que pode levar muito tempo para se consolidar no mercado, pois em tempos de recessão é necessário valorizar ainda mais as marcas e os produtos mais fortes.
7) Descrever uma condição futura: a visão proporciona um estado futuro ideal da organização, ou seja, o ponto em que a organização quer chegar com a colaboração de todos os seus sócios e funcionários.
8) Motivar os interessados e envolvidos a tomar as