10 AACC Livro Introduo Ao Jogos E Suas Regras
465 palavras
2 páginas
Aluno: Jose Welligthon de Souza de Medeiros RA: 1080922Curso: Licenciatura de Filosofia 5° Semestre
Filosofia da ciência: Introdução ao jogo e suas regras
Autor: Rubem Alves É formado em Teologia e doutorado pela faculdade de Princeton, New Jersey, Estados Unidos.
Em Filosofia da Ciência. Introdução ao jogo e a suas regras, Rubem Alves faz um alerta para a necessidade de se desmistificar o cientista, considerado superior, por si, pela classe e pela grande maioria das pessoas comuns, dado ao seu trabalho em busca da verdade, do conhecimento e do desenvolvimento da ciência.
A obra é dividida em onze capítulos, os quais, gradativamente, vão conduzindo o leitor ao mundo da ciência, em um raciocínio bem estruturado, lógico e didático. Ao longo dos temas tratados, são inseridos exemplos, questionamentos e jogos, em uma contínua interação com o leitor. Também sobressaem as críticas, comparações entre pensadores e cientistas e as conclusões a que conduz o raciocínio desenvolvido.
Resumo
Pode-se dizer que os que mais tiraram proveito dessa obra são: professores, pesquisadores e curiosos. E Rubem Alves escreveu o livro com simplicidade didática, de questões comuns e ao mesmo tempo de influencia filosófica.
O livro foi publicado pela editora Brasiliense, no ano 1981, e é um livro que nos levas a pensar usando exemplos do cotidiano mostrando a diferença entre o Censo comum e a Ciência. Com a intenção de desmistificar o mito que geralmente atribuímos à ciência e aos cientistas, falando que os cientistas são pessoas comuns que tem pensamentos comuns e a única diferenciação é que o cientista se especializa em um único assunto tendo assim o “censo comum”, mas conhecer um assunto muito bem, também é deixar de conhecer algum outro. E Rubem Alves exemplifica esse fato dizendo “O cientista virou um mito. E todo mito é perigoso, porque ele induz o comportamento e inibe o pensamento”.
e assim o autor define que:
Ciência