1
Sintetizar palavras num universo de questões filosóficas, espirituais e ideológicas que agem na razão humana, traz definições frágeis e incompletas da sua essência. Obscuro, Sombrio ou Gótico podem ser adjectivos de diversos contextos e conotações. Mas é, principalmente, o espelho que reflecte uma personalidade introspectiva.
Os góticos sempre associaram-se a movimentos musicais, literários e arquitectónicos, possuidores de um humor um tanto incompreendido, sendo assim difamados como depressivos pois vêm beleza e graça até nas coisas que, para uma sociedade comum, seriam tétricas, ou seja, aquilo que têm de belo e artístico é constantemente ignorado. Para os góticos, tristeza e melancolia não são sentimentos negativos: são apenas estados de espírito dos quais, muitas vezes, são fontes de inspiração.
“É magnífico poder optar por um estilo de vida que tanto celebra o lado mais obscuro da mente humana, esse lado negro que existe em todos nós. Somos uma espécie de auto-ridicularização de nós próprios. Abraçamos tudo o que a maior parte da sociedade despreza; o negro, as trevas, a escuridão, é tudo nosso.”
"A Cultura Gótica em Portugal - Os Novos Românticos" por Veja
Pode-se dizer que os góticos gostam da noite, da vida e também da morte, da literatura, da arte, da solidão, do ocultismo e do amor. O mundo dos góticos não pode ser muito estereotipado pois cada um define-se à sua maneira. Segundo Leandro Formagi, "o verdadeiro gótico é aquele que consegue enxergar a arte por trás da escuridão. É aquele que consegue transformar a tristeza e a melancolia em poesia". Já Ana Lucia Bertolani, acredita que quem tem a poesia obscura na alma e encontra refúgio na música, arte e estilo de vida que expressa obscuridade poética, pode se considerar gótico.
Os membros desta tribo frequentam cemitérios para ler, ouvir música ou apenas reflectir sobre a própria existência, aproveitando o aspecto de paz e tranquilidade e a arte das esculturas tumulares, por