1
O processo civil é um ramo do direito que possui muitos requisitos que devem ser seguidos.
Quando se quer formar um processo, se deverá levar em conta que o mesmo possui um inicio, um meio e um fim. Cada qual dessas etapas deverão possuir suas normas especificas que controlarão o seguimento do processo. É de suma importância seguir esses requesitos, caso se queira formar o processo e obter da jurisdição o que se espera quando se inicia o processo.
Sendo o ramo do direito processual complexo, é certo que cada norma e cada momento do processo deverá ser avaliado com muito cuidado e atenção ao que se espera.
As etapas do processo, como acima foi dito, tem seu inicio com suas condições especificas. Caso a parte não respeite esses requesitos que se esperam, não haverá a formação correta do processo. Assim também se dá com o meio do processo, o qual terá seus elementos formadores, contendo ali o que o código do processo exige para esse momento. E, por fim, teremos o fim do processso, onde se terá a decisão e onde se obterá o fim de todo o seguimento processual até então em andamento. É nesse momento que analisaremos o tema desse trabalho.
As decisões judiciais que põem fim ao processo sempre são feitas a partir de certos elementos. Nenhum processo terá fim por acaso, sendo assim que cada processo só obterá um fim quando for através da correta ação do órgão judicial sobre o processo,
Algumas ações, quando chegam ao fim, possuem ou não conclusão esperada pelo autor. Isso dependerá do andar do processo, dependerá do que houve durante o começo e meio do processo.
Alguns processos, obterão da justiça um julgamento com a chamada resolução do mérito, por exemplo, que se explicará mais a frente.
O fim do processo, se o mesmo obteve a resolução do mérito, que é o elemento dessa pesquisa, é de suma importância ao processo e deverá ser analisado em todos seus elementos.
Para se avaliar esse elementos, terá que ser feito antes algumas explicaçãoes necessárias, para se