1
R: A caverna foi uma das primeiras formas de habitação encontrada pelo homem. Para Soares a caverna é arquitetura como um abrigo, para se proteger de um mundo agressivo. Refúgio contra animais e a natureza. Não eram espaços construídos e sim escavados na Terra pela própria natureza. O ponto negativo dessas habitações é o fato de ser escuro, o que levou o homem a dominar o fogo, aumentando a área de exploração e afastando outros perigos. A evolução do homem, fez com que ele buscasse outras formas de habitação e proteção, fazendo com que cada vez mais as cavernas fossem substituídas por outras moradias, como a cabana, por exemplo.
3) Discuta a cidade na Mesopotâmia antiga a partir dos textos de Pozze e Santos.
R: Aas primeiras cidades surgiram na Mesopotâmia, e eram chamadas de cidade antiga ou cidades-estados, por sua autonomia. Nestas cidades a religião estava presente até na história de sua fundação. De acordo com Santos a cidade é uma construção simbólica constituída a partir da interação entre elementos de origem natural e humana. Assim, ela só pode ser compreendida se historicizada. A formação da Mesopotâmia esta relacionada aos cultos e rituais religiosos. Esta civilização traz em sua arquitetura representação do sagrado e profano, por isso as cidades pertenceriam aos deuses. Para enfrentar as intempéries os mesopotâmios desenvolveram técnicas de irrigação e armazenamento, o que beneficiavam as coletas.
A concepção de uma obra arquitetônica depende de um variado conjunto de condicionantes.
O programa de necessidades, as particularidades do contexto físico, as diferentes alternativas técnicas, as limitações econômicas, o meio sócio-cultural e, finalmente, as preferências plásticas conduzem a um sem número de conclusões individuais. Um determinado espaço pode ter infinitas soluções dimensionais, compatíveis com diferentes situações e ênfases projetuais diversas. O arquiteto, ao