1
2. FEUDALISMO CAPITALISMO
3. KARL MARX As antigas classes (nobreza e servos) do feudalismo, deram origem a novos grupos sociais no capitalismo (burguesia e proletariado). O indivíduo se libertou das amarras feudais, mas passou a ser explorado pelos que controlavam o capital. Luta de Classes: Burguesia: possuidores dos meios de produção, compradores da força de trabalho. Proletariado: os que vendem sua força de trabalho. Mais Valia: lucro transferido do proletariado para a burguesia, através de seu trabalho.
4. MAX WEBER O capitalismo não é movido somente por interesses econômicos, mas por outros valores como honra e prestígio. Os trabalhadores não se reconheceriam como membros de uma mesma classe, pois eles não partilhavam necessariamente os mesmos valores. Situação de classe: dependendo da situação de mercado, os indivíduos poderiam ser compradores ou vendedores da força de trabalho. Ou seja, as classes não eram rígidas.
5. ÉMILE DURKHEIM A estratificação social no capitalismo seria fruto da divisão e especialização do trabalho. Os indivíduos escolheriam seu papel social, de acordo com sua vocação e desejo profissional. Norma e regras deveriam ser estabelecidas para manter a ordem entre patrões e empregados e evitar a luta de classes. Solidariedade Orgânica: coesão (união) entre os indivíduos garantida pela divisão do trabalho, que faria um indivíduo dependente do outro.
6. FATORES DA MUDANÇA E REPRODUÇÃO SOCIAL QUAIS CAUSAS LEVAM A MUDANÇA DAS ESTRUTURAS SOCIAIS?
7. KARL MARX A situação de exploração do trabalhadores, produziria neles um sentimentos de revolta, greves e movimentos de reivindicação. Os trabalhadores aos poucos criariam uma consciência de sua classe e de seus problemas, e passariam a se organizar contra a burguesia até conseguirem alterar sua situação por meio de uma revolução.
8. MAX WEBER Fator econômico-religioso: associação entre o