1
• Se é verdade que “ninguém escapa da educação”, como se explica a expressão “falta de educação”?
A expressão “falta de educação” em nossasociedadeestá ligada à falta de modos, não necessariamente ao grau de instrução escolar. O individuo é educado em seu ambiente a ter determinado comportamento, seja por orientação ou por observação, a se portardedeterminado modo. Quando este indivíduo se insere em outro ambiente ou outra cultura, a sua maneira de agir ou de se expressar pode ser encarada como uma falta de educação, o que não é percebidoem seunúcleo de convivência.
• Os índios das Seis Nações iniciam a sua carta com a expressão com “... Nós estamos convencidos, portanto, que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos de todoocoração”. Seria um sinal de ingenuidade? Explique seu ponto de vista.
Os índios não foram ingênuos em agradecer pela oferta de educação aos seus membros. Ingênuos seriam se a aceitassem. Com aexpressãoutilizada na carta demonstraram que viram a proposta de educar seu povo como um presente verdadeiro e que, ainda que cordialmente, deveria ser visto como um bom sinal de aproximação com osestados quea ofertaram.
• “Diferentes nações têm concepções diferentes das coisas”. Que relação há entre as diferentes nações e as diferentes educações de cada povo?
Cada nação educa seu povo deacordo com asnecessidades de sua sociedade. Há diferenças religiosas, políticas, geográfica entre outras que devem ser levadas em conta e muitas vezes o que serve para a sobrevivência de um povo nãoseria útilpara outra sociedade.
• A nação brasileira apresenta apenas uma educação?
Não há apenas uma educação no Brasil. Existem, por exemplo, escolas que são mantidas ou afiliadas a seguimentosreligiosos eque educam de acordo com estas doutrinas.
• “... Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte (...). Mas, quando eles voltavam para nós