1 – O que é uma Initial Public Offer – IPO?
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS – UFSJ
NAYARA DA SILVA RIBEIRO
STEPHANI DOS SANTOS BARBOSA
1 – O que é uma Initial Public Offer – IPO?
R: IPO -> sigla em inglês para Initial Public Offering, constitui um evento de transformação na organização da empresa devido á uma oferta pública inicial de ações, isto ocorre quando uma empresa resolve captar dinheiro nas bolsas de valores. A atitude da empresa, também chamada de abertura de capital, corresponde a vender ações próprias. Não é equivalente a pegar dinheiro emprestado, mas sim a dividir a propriedade da empresa com outras pessoas. Quem comprar as ações daquela empresa passa a ser um pouco dono dela, ao repartir lucros e também arcar com prejuízos. Os direitos do acionista variam de acordo com o tipo de ação. Receber novos sócios pela via do mercado significa uma mudança de paradigma na gestão e na cultura da empresa.
2 – Quando ocorreu a última IPO e qual a empresa?
R: A última IPO ocorreu em oito de maio de dois mil e catorze, com a empresa Santo Antônio Energia S.A.
3 – Cite dois exemplos de IPO (e descreva): uma empresa em que mudança foi bem sucedida e outra que não foi (neste caso, o preço de venda foi maior/menor que o esperado).
R: Bem sucedida -> “Twitter”, valores das ações inicias foram estipuladas em US$ 26,00 e na abertura houve uma valorização de 73%, o seu preço de venda das ações chegaram a US$ 50,00.
A IPO da Eco diesel -> um exemplo de IPO mal sucedida, pois teve uma desvalorização de mais de 90% nos valores de suas ações.
4 – Cite dois exemplos de IPO (e descreva): uma em que os novos acionistas foram bem sucedidos e outra que não foram (neste caso, o preço das ações, o preço da ação subiu/desceu após a venda inicial).
R: Natura -> teve uma rentabilidade em torno de 130% nas suas ações, assim, os novos acionistas foram bem sucedidos.
O Gol (linhas aéreas) -> teve uma rentabilidade em torno de -68% de suas ações,