1 O Que O 5s
O programa 5S nasceu no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial, onde o país oriental passava por uma reconstrução da economia e reorganização do país totalmente desestruturado pelo conflito. O programa de qualidade tem esse nome devido aos cinco conceitos básicos, que em japonês começam pela letra 'S': Seiri (Organização), Seiton (Arrumação), Seisou (Limpeza), Seiketsu (Padronização) e Shitsuke (Disciplina), sendo conhecido em função de seus resultados satisfatórios (MARSHALL JUNIOR et al., 2010).
De acordo com Silva (1996), quando o programa 5S chegou ao Brasil, em 1991, não sendo possível fazer a tradução dos conceitos, foram utilizadas palavras iniciadas com a letra 's'. Assim, para ensinar o significado de cada conceito, foi adotada a expressão 'senso de' antes de cada palavra, a fim de explicar, mais claramente, as mudanças comportamentais que se pode alcançar, pois esta expressão tem uma conotação de 'valor moral'. Além disso, foi possível manter o programa de qualidade com o mesmo nome utilizado no Japão.
Segundo Marshall Junior et al. (2010, p. 122), o Housekeeping, conhecido como 5S, "é uma filosofia voltada para a mobilização dos colaboradores, através da implementação de mudanças no ambiente de trabalho, incluindo eliminação de desperdícios, arrumação de salas e limpeza".
Para Lapa et al. (1998), o programa 5S, consiste na aplicação destes cinco conceitos para melhorar o ambiente de trabalho, não apenas no sentido físico, mas, principalmente, no sentido moral, pois um ambiente limpo e organizado torna-se agradável fazendo as pessoas se sentirem bem, melhorando, de modo geral, o seu estado de espírito, sendo bom para cada um e para todos os que trabalham e convivem no mesmo espaço físico.
Portanto, nesta idéia de Lapa et al. (1998), o programa de 5S, além de ser uma introdução para outros programas de qualidade, motiva a mudança de comportamento dos funcionários envolvidos e a busca de um ambiente de trabalho agradável. Sendo assim, as