1) O que se entende por educação infantil? Qual sua história no Brasil?
RAQUEL SANTOS MORALES – raquelita_morales@hotmail.com
POLO: BARUERI
TURMA: APROVEITAMENTO EM PEDAGOGIA
ATIVIDADE DE ESTUDO AVANÇADO
(Manual da Teoria)
1) Em teoria Jean Piaget se refere a aprendizagem de duas formas: desenvolvimento da inteligência e aquisição de novas estruturas. O desenvolvimento é um processo espontâneo e contínuo que inclui maturação, experiência, transmissão social e desenvolvimento do equilíbrio. A segunda forma de aprendizagem é limitada à aquisição de novas respostas a situações específicas ou à aquisição de novas estruturas para algumas operações mentais específicas.
A aprendizagem é um processo que envolve a assimilação e a acomodação. Ao participar ativamente dos acontecimentos, assimilam-se as informações sobre o ambiente físico e social e transformamos o conhecimento adquirido em formas de agir. As novas aprendizagens baseiam-se nas anteriores assim, a inteligência humana desenvolve-se, ou seja, aprendizagens simples servem de base a outras aprendizagens mais complexas.
Ao transformar o conhecimento assimilado em uma nova forma de ação, há uma acomodação no organismo nos aspectos físico e mental e o ambiente em que se vive. Através de assimilações e acomodações constantes e contínuas, cada indivíduo organiza sua noção da realidade, seu próprio conhecimento.
No processo de desenvolvimento, tal como é visto por Piaget, cada criança se desenvolve através de estágios:
Sensorimotor – que vai do nascimento aos 2 anos de idade. Neste estágio a criança evolui de uma situação puramente reflexa até a diferenciação do mundo exterior em relação a si própria.
Operações concretas – estende-se dos 2 aos 11 anos de idade e subdivide-se em pensamento pré-operacional (de 2 a 7 anos) e pensamento operacional concreto. Consiste na preparação e na realização das operações concretas em classes, relações e números.
Operações formais – de 11/12 até 14/15 anos. Período no qual o adolescente ajusta-se à realidade