1 E 2 Semestre PATOS 3
2012
MONTES CLAROS - MG
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
03
1.1 OBJETIVOS
04
2 DESENVOLVIMENTO
05
CONSIDERAÇÕES FINAIS
31
REFERÊNCIAS
32
1 INTRODUÇÃO
A economia Gaúcha é equilibrada com grande tradição na exportação e na alta produtividade da mão de obra no Estado.
A soja (grão, óleo, farelo), o trigo, o milho e o arroz são os produtos que mais destacam. O estado produz também o Tabaco, Erva-Mate, Mandioca, Amendoim, Uva, entre outros.
A estrutura dos Supermercados Gaúchos aposta mais em aluguéis de galerias, farmácias, chaveiros e empresas de outros segmentos.
Para um bom faturamento os supermercados Gaúchos acreditam que a diversificação das atividades é outra aposta que fazem toda a diferença. Como por exemplo, ele dispõe de restaurantes ou lanchonetes nas lojas, oferecem serviços de recarga celular, entre outros.
Os níveis de qualidade de vida do Rio Grande do Sul tem sido a melhor do país, considerando assim parecidos com os níveis de qualidade de vida dos países desenvolvidos.
No presente trabalho elucidará sobre o contexto empresarial, classificando os conceitos das estruturas de mercado, frisando quais são, e as mais importantes.
Serão analisados também os métodos quantitativos, como por exemplo, medidas descritivas, medidas de tendência central, medidas de dispersão, técnicas de amostragem probabilistica, números – índices e deflação de dados.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 CONCEITOS DAS ESTRUTURAS DE MERCADO
Consideram-se nove possíveisestruturas de mercado: concorrência, oligopólio, monopólio, oligopsório, oligopólio bilateral, monopólio condicionado, monopsório, monopsório condicionado e monopólio bilateral.
As quatro mais importantes são: Concorrência perfeita, Monopólio, oligopólio e Concorrência Monopolística, as quatro podem ser bem mais definidas abaixo:
Concorrência perfeita: é uma estrutura caracterizada pela existência de inúmeros compradores e