1 witt
2 – O ponto de partida de Wittgenstein são os 7 aforismos de sua obra “Tratado Lógico-Filosófico”.
1 – As 3 naturezas da linguagem são: proposicional (uma sentença expressa uma proposição), representacional (linguagem e pensamento representam o mundo) e analítica (análise sentenças e nomes atômicos).
4 –A proposição a que Witt se refere é a complexa; para chegarmos ao valor de verdade desta proposição precisamos do valor de verdade de cada uma das proposições elementares. De modo geral, a proposição elementar é o estado de coisa, que tem significado se for logicamente e cientificamente possível de acontecer, e a proposição complexa é o fato, ou seja, a união dos estados de coisa.
5 –O sentido de uma proposição consiste em saber se ela é verdadeira ou falsa, tendo em vista que a verdade deve corresponder com a realidade. A sentença, para Wittgeinstein, não possui referência, pois para ele basta o sentido da sentença. A diferenciação consiste em que para Frege o Valor de Verdade está na referência, e o sentido representa somente o pensamento objetivo de quem fala; para Wittgenstein não existe pensamento objetivo, isto é, a objetividade não está incluída no pensamento, mas no valor de verdade da proposição.
6 –Wittgenstein considera as constantes lógicas como meros símbolos operatórios, ou seja, uma ferramenta para a construção de algumas proposições. Elas (constantes lógicas) não dizem nada porque não existem no mundo, são apenas representações.
7 –A frase quer dizer que as proposições, os discursos representam de forma verídica a realidade. Por realidade entende-se aquilo que é possível, ou seja, que possua condição de existência. Em suma, a teoria BILD diz que a linguagem é uma imagem do real. É o método da figuração (BILD) que estabelece a relação lógica entre estado de coisas na