1 TAREFA No trajeto evolutivo do pensamento na inf ncia
Neste novo rumo a função primeira da linguagem é a função da comunicação, de partilha social e de influência sobre os outros. Assim, “a forma primordial da linguagem infantil é puramente social”. Só mais tarde, no processo de crescimento é que a linguagem social da criança, “que inicialmente é multifuncional, evolui segundo o princípio da diferenciação em funções distintas, até que, numa determinada idade, se diferencia de forma acentuada em linguagem egocêntrica e comunicativa”. Então a linguagem egocêntrica assume uma forma de transição entre a linguagem exterior e o discurso interior.
O que acontece é que no modelo teórico de Piaget a linguagem, na primeira infância, não está ao serviço da comunicação. Se esta linguagem é em larga medida egocêntrica então serve, sobretudo, para marcar e acompanhar “o ritmo, a atividade e as experiências da criança, como se fosse um acompanhamento da melodia principal. Nesse sentido, não afeta de forma significativa, nem a atividade da criança, nem as suas experiências subjetiva”.
A linguagem egocêntrica vista deste prisma é uma espécie de “acessório da atividade da criança”, obedecendo, no entanto, a alguns pressupostos de que convém dar conveniente nota.
O primeiro diz respeito à sua funcionalidade, que se não é nula tem um valor meramente residual em termos de desenvolvimento cognitivo e comportamental.
A linguagem egocêntrica considerada sob este ângulo não tem de fato qualquer função objetivamente útil no comportamento da criança. Trata-se de “uma linguagem de si para si, que visa a auto-satisfação e que poderia nem sequer existir, pois não exerce qualquer efeito significativo na atividade da