1 Soldagem Intrudu o
3322 palavras
14 páginas
SOLDAGEMMétodos de união
Duas Categorias principais:
1.Forças macroscópicas de união.
EX: Parafusagem e rebitagem - Resistência da junta: resistência ao cisalhamento do parafuso ou rebite + forças de atrito entre superfícies em contato. Métodos de união
2. Forças microscópicas (interatômicas)
EX: Brasagem, soldagem e colagem:
União pela aproximação de átomos ou moléculas das peças a serem unidas, até distâncias muito pequenas para a formação de ligações químicas
Definição
A soldagem é um processo que visa a união localizada de materiais, similares ou não, de forma permanente, baseada na ação de forças em escala atômica semelhantes às existentes no interior do material e é a forma mais importante de união permanente de peças usadas industrialmente (Wikipédia).
Outras Definições: Wainer, 2002, AWS
Definição
O que se entende por solda?
Região gerada pela operação de soldagem.
Solda circunferencial
Formação de uma Junta
Soldada
Peça metálica: formada por um número muito grande de átomos, dispostos em arranjo espacial característico de sua estrutura cristalina.
Interior desta estrutura: cada átomo cercado por vizinhos, posicionados a uma distância r0, onde a energia do sistema é ideal.
• Cada átomo está na condição de energia mínima, não tendendo a se ligar a nenhum outro. Válido apenas para o interior do sólido
Variação de energia potencial para um sistema composto de dois átomos em função da distância de separação entre eles.
Formação de uma Junta
Soldada
Na superfície do sólido:
Átomos estão ligados a um número menor de vizinhos.
Possuem mais energia que os átomos no interior do sólido.
Esta energia poderia ser diminuída se estes átomos superficiais ligaremse a outros (diminuindo a energia total do sistema).
Aproximando-se duas peças a uma distância suficiente para que forças interatômicas possam agir, formando ligações permanentes, as peças estariam soldadas.
Exemplo: colocar em contato íntimo dois blocos de gelo. Formação de uma Junta
Soldada