1 Sistema de Prote o Contra Descargas Atmosf ricas
Sistema completo destinado a proteger uma estrutura contra efeitos das descargas atmosféricas. É composto de um sistema externo e um sistema interno de proteção. NBR (5419 / 2001)
O Sistema De Proteção Contra Descargas Atmosféricas Também é conhecido como Para Raio, e Tem o objetivo de proteger a edificação, captando descargas atmosféricas (raios) que eventualmente caiam nas suas proximidades e conduzindo-as (escoando-as) seguramente para o solo sem causar maiores danos para a edificação e para seus ocupantes. Ribeiro (2011 p.90)
Ribeiro (2011, p.94) ‘’ No capítulo III – ‘’SISTEMAS DE SEGURANÇA’’ das normas de segurança contra incêndio – NSCI – DAT/SC fica estabelecido que será exigida a proteção por Para-Raios nas seguintes edificações com 4 ou mais pavimentos ou área total construída igual ou superior a 750 m² :
- Residenciais Coletivas
- Residenciais Transitórias
- Comerciais
- Industriais
- Mistas
- Públicas
- Escolares
- Hospitalares
- Reunião de Público
- Especiais
,.
1.1 HISTÓRIA
Raios são descargas atmosféricas que ocorrem entre nuvens ou entre nuvens e a terra. Essas descargas atmosféricas são ricas em corrente e tensão e tem uma grande capacidade destrutiva, podendo atingir edificações e instalações elétricas. (Anti raio,ABC para raio.pag 4) Desde o período Paleolítico a humanidade já temia as forças da natureza, Muitos acreditavam que as tempestades de raios simbolizavam a fúria dos Deuses. Essas histórias foram passando de geração em geração e com isso o medo de tempestades e dos raios nas civilizações foram aumentando com o tempo. Foi só a partir do século XVIII, com o experimento realizado pelo cientista norte americano Benjamim Franklin (1706 – 1790), que esses fenômenos passaram a ser explicados através de uma visão científica, pois até