1 semestre atps
CENTRO UNIVERSITÁRIO EDUCACIONAL ANHANGUERA
Estrutura e Organização da Educação Brasileira
ATPS - ETAPA1
Passo 1:
“Os professores, não podem ter diferentes condutas para controlar a disciplina, para tomar decisões de ordem moral ou para desenvolver práticas de cidadania.”
Passo2:
Situação-problema: Foi detectada em uma determinada unidade escolar de classe média, a discriminação de classe social, entre os alunos, por não haver, entre outros motivos, uma padronização em relação as vestimentas.
Contexto: Em uma unidade escolar pública de ensino fundamental, que atende crianças de 7 a 14 anos, localizada em um bairro de classe média, foi detectado uma forte presença de discriminação social entre as crianças. Tal situação ficou muito clara, pois os alunos apresentavam um forte sentimento de segregação, em relação principalmente, as vestimentas, material escolar, entre outras coisas.
Estas manifestações dentro do ambiente escolar começaram a prejudicar a socialização entre os alunos, a diversidade Cultural, a troca de conhecimento e experiências de cada indivíduo, o desenvolvimento da formação de valores morais e de cidadania, além de gerar sérios problemas de disciplina. As normas a respeito do uniforme, que a unidade escolar já possuía não estavam sendo acatadas. A escola então elaborou um projeto que a partir da universalização do uniforme, busca resgatar a sociabilidade e o bem estar no ambiente escolar, onde todos os alunos, professores, funcionários e servidores passarão a usar o mesmo uniforme dentro do ambiente escolar, a fim de incentivar o uso de uniforme e passar uma visão de igualdade aos alunos. Foi feito uma reunião com os familiares e responsáveis visando explicar o estava acontecendo na escola e para apresentar o novo projeto e seus objetivos.
Condutas Pedagógicas:
Segundo a lei n°9394 de 20 de Dezembro de 1996 (LDB) a unidade escolar