1 Roteiro Final
1) O método científico pode ser definido como a maneira ou o conjunto de regras básicas empregadas em uma investigação científica com o intuito de obter resultados o mais confiáveis quanto for possível. Entretanto, o método científico é algo mais subjetivo, ou implícito, do modo de pensar científico do que um manual com regras explícitas sobre como o cientista, ou outro, deve agir.
Geralmente o método científico engloba algumas etapas como: a observação, a formulação de uma hipótese, a experimentação, a interpretação dos resultados e, por fim, a conclusão. Porém alguém que se proponha a investigar algo através do método científico não precisa, necessariamente, cumprir todas as etapas e não existe um tempo pré-determinado para que se faça cada uma delas.
2) René Descartes quis estabelecer um método universal, inspirado no rigor matemático e em suas “longas cadeias de razão”. Descartes foi extremamente racionalista, mas muito preciso quando traçou as quatro regras do discurso sobre o método, a que precisamos registrar e fazer uso para nos afastamos da dúvida. Eis as quatro regras:
1. A primeira regra é a busca da evidência. Ele diz não admitir “nenhuma coisa como verdadeira se não a reconheço evidentemente como tal”. Em outras palavras, evitar toda “precipitação” e toda “prevenção” (preconceitos) e só ter por verdadeiro o que for claro e distinto, isto é, o que “eu não tenho a menor oportunidade de duvidar”. Por conseguinte, a evidência é o que salta aos olhos, é aquilo que não “posso” duvidar.
2. A segunda é a regra da análise: “dividir cada uma das dificuldades em tantas parcelas quantas forem possíveis”. Trata-se da divisão do problema para facilitar a compreensão.
3. A terceira é a regra da síntese: “concluir por ordem meus pensamentos, começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer para, aos poucos, ascender, como que por meio de degraus, aos mais complexos”. Ao sintetizar o sujeito percebe o que é mais simples e menos significativo,