1. Quais são os principais avanços e dificuldades para a consolidação do SUS
1. Quais são os principais avanços e dificuldades para a consolidação do SUS em sua região de saúde, tendo em vista os eixos estratégicos apresentados no Quadro 3 do Módulo 2?
Avanços: Aumento dos incentivos, Fortalecimento da gestão regional e municipal, Adequação da oferta às necessidades da população; Caráter complementar do setor privado como apoiador ao sistema público. Aumento da oferta em serviços de saúde, principalmente de média complexidade; Gestão focada na adscrição da clientela, vínculo e integralidade das ações, principalmente, através da implantação de ESF, EACS, NAAB e NASF; Constituição de conselhos municipais de saúde e Conselho Regional de Saúde; Aumento da disponibilidade de recursos para aquisição de equipamentos, construção e reforma de Unidades de Saúde;Garantia de medicamentos necessários no âmbito de programas específicos.
Dificuldades:Baixa participação dos investimentos nos gastos em saúde; Falta parcial ou total no cumprimento e execução dos contratos públicos- privado.
Falta de fiscalização e monitoramento destes contratos; Falta de comunicação entre os serviços. desigualdade no acesso, principalmente, na média e alta complexidade; Baixo investimento do setor público no apoio diagnostico.
2. Que características históricas da política de saúde no Brasil permanecem como limite à consolidação do SUS em sua região?
O autoritarismo centralizador na história do país e as transformações democráticas com forte cultura centralizadora junto a dificuldade no processo de descentralização ainda são os principais limites no processo de consolidação do SUS. Bem como o reconhecimento dos governos locais (os municípios) e o baixo investimento nas ações sociais e em saúde.