1 PLATICA RELATORIO quimica
2263 palavras
10 páginas
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISULUNIDADE DE APRENDIZAGEM: QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL
PROFESSORA: Elaine Vandresen De Souza
ALUNOS: Lucas das Neves, Rosinei Nandi e Vitor Hugo de Campos Luiz.
CURSO: ENGENHARIA QUÍMICA
RELATÓRIO
PRÁTICA 01: A TABELA PERIÓDICA – OS METAIS E OS NÃO-METAIS
Tubarão
2015.2
1-INTRODUÇÃO
O presente relatório demonstra as atividades realizadas na 1ª aula da disciplina de química inorgânica teórica, onde foram executadas diversas reações utilizando metais e não-metais, utilizando-se de funções inorgânicas no processo, como ácidos e bases.
Os resultados obtidos serão expressos ao longo do relatório, usando-se de fotografias e tabelas que melhor ilustram os dados coletados. Á seguir será apresentado o embasamento teórico utilizado para o tratamento dos resultados coletados após a realização das experiências e entendimento das reações que foram executadas.
As tendências periódicas da tabela dos elementos químicos podem ser usadas como um mecanismo de divisão para se organizar em grandes grupos os elementos presentes na natureza. Usando a associação de propriedades, a tabela divide-se em três grandes grupos: Metais, não-metais e metaloides. Dessa forma, segundo Brown (2005, p.232, grifo do autor) “Quanto mais um elemento exibe as propriedades físicas e químicas de metais, maior seu caráter metálico. Similarmente, podemos falar de caráter não-metálico de um elemento”. Os metais possuem uma tendência a ter baixas energias de ionização e um grande raio atômico, portanto, formam íons positivos com mais facilidade (BROWN, 2005). Essa característica explica a oxidação (perda de elétrons) por parte dos metais em reações químicas. Essa propriedade pode ser definida como o caráter metálico de um elemento, e classifica quanto a sua capacidade reagir quimicamente com um ânion, organizado ordinalmente na imagem que segue:
Grande parte dos óxidos metálicos são básicos, ou seja, ao serem dissolvidos em água foram um