1 Parte 1 Comunica O OK
1. Comunicação e cultura
Comunicação (latim) Communicatione - tornar comum…
Verbal – palavra (oral ou escrita)
Não verbal – gestos, tom de voz, olhar, maneira de se vestir, além de desenhos (sinais), imagens, sons (música, código Morse)...
Comunicação é o reflexo da cultura humana = possibilita sua construção e disseminação.
Cultura – valores, costumes, crenças e hábitos de um povo, expressa por meio de suas linguagens oral e escrita e por seus símbolos.
1.1 A comunicação ao longo do tempo
Relação da comunicação com a evolução tecnológica
Invenção da escrita (~ 5 mil anos) alteração da relação das pessoas com o tempo e espaço – informações registradas e transportadas, manutenção de várias informações sobre cultura e povos, conhecimento acumulado e socializado.
Invenção da tipografia (~ 5 séculos) – salto qualitativo, manuscritos reproduzidos em larga escala, alterando custo, facilitando o acesso à informação – início da comunicação de massa (O nome da Rosa)
Eletricidade (século XIV – entre 1830 e 1870) – invenções de engenhos elétricos: telégrafo, telefone. Aumento da rapidez das comunicações (na mesma velocidade da corrente elétrica)
Ondas eletromagnéticas nas transmissões das mensagens (~ 100 anos) – no telégrafo sem fio, no rádio e na TV (a partir de 1950) – comunicação para a opinião pública (fenômeno de massa), relevante para a dinâmica social.
Atualmente temos a “aldeia global” (Mc Luhan, 1995) – informações via satélite atravessam o planeta.
A internet (cuja língua comum é o inglês) pode ser considerada uma versão moderna de um serviço de correio, criado pelos antigos romanos, que integrava vários povos que usava o latim como língua comum. Os sites de relacionamento substituíram, de certa forma, a interação presencial pela virtual, que se reúnem em comunidades. Isso pode ser utilizado com boas ou más intenções.
1.2 Hipertexto e sociedade de redes
“A estrutura hipertextual é a causa ou o efeito – difícil