1 Momento de Força ou Torque 1
A intenção de um engenheiro em uma obra como a construção de pontes, viadutos, passarelas, entre outros, é o seu auto sustento, ou seja, sem a dependência de objetos terceiros, além dos que foram projetados para sua fixação. Antes da construção de uma ponte, necessita-se saber além dos fatores climáticos, topológicos e econômicos, a estrutura para a sua fixação sem que ocorram deformações e que tenha um equilíbrio quase perfeito (toda estrutura apoiado por treliças ou cabos, em caso de pontes estaidas, está propicia a leves movimentos). Conhecimentos que vão além do conceito básico da Mecânica Clássica, o conhecimento de forças e como elas serão aplicadas são importantes para manter o equilíbrio e durabilidade de um projeto. O estudo dos Momentos de uma força tem como propósito garantir esse equilíbrio e, caso necessite, sua rotação ou anulação de forças.
1. MOMENTO DE UMA FORÇA OU TORQUE
Momento é uma grandeza física, onde um corpo que está sujeito às ações de forças não nulas, pode adquirir movimento de rotação e movimento de translação, ocorrendo ao mesmo tempo. Ou seja, movimento de uma força é o fator que faz com que um corpo (ou objeto) gire, considerando o valor positivo (+) para giro anti-horário e negativo (-) para horário.
O objeto está sujeito a duas forças. O ponto P é um polo (determinado aleatoriamente). Define o movimento de uma força em relação ao ponto P como o produto da força pela distância entre o polo e o ponto de aplicação da força.
Obs.: Em módulo, considera o valor positivo independente se o objeto gira em sentido horário ou anti-horário.
Associa-se o sinal ao momento de cada força a fim de identificar se o giro do corpo (ou rotação) é em sentido anti-horário ou horário
Momento Resultante
O movimento resultante se obtém a partir da soma algébrica dos momentos de todas as forças aplicadas no objeto em relação ao mesmo polo.
1.1. Momento Binário e Binário Equivalente
O binário é um vetor livre, têm o