1 Material de apoio Contabilidade e Análise de Balanços 2015
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
MATERIAL DE APOIO DE
CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS – PARTE 1
(Não isenta o aluno de consultar a bibliografia utilizada na disciplina)
PROFESSOR: ADALBERTO OLIVEIRA
SÃO PAULO
2015
Contabilidade e Análise de Balanços – Material de Apoio
UNIP – Campi Chácara Santo Antônio – 1º sem. 2015
Prof. Adalberto Oliveira
BREVE HISTÓRICO DA CONTABILIDADE
Temos os primeiros relatos da existência da contabilidade (primitiva) nas cavernas, em que, os primatas controlavam de forma bem simples o seu rebanho. Mais adiante encontramos no livro do Gênesis (Bíblia) os pastores contabilizando os seus rebanhos e suas riquezas, a fim de, controlar seu patrimônio.
Porém, por volta de 1450 muitos clássicos da matemática foram traduzidos para o italiano e publicados em latim. Em 1494 um monge franciscano chamado Luca Paccioli publicou um notável livro: “Summa de Arithmetic, Geometria el Proportionalità”. A
Summa fixa os princípios básicos da álgebra e registra a contabilidade pelo método das
Partidas Dobradas. Embora não fosse inventada por Paccioli, recebeu o mais extenso tratamento até então, descrevendo todos os métodos de contabilização que existiam naquela época espalhados e que se tinha conhecimento (tanto por relatos verbais, como em pequenos livros que ensinavam como registrar mercadorias e bens, etc.) e, devido a essa publicação, é considerado até hoje o Pai da Contabilidade Moderna.
A principal regra contábil de seu livro e que ainda é utilizada atualmente na
Contabilidade, ou seja, perdura por mais de quinhentos anos, é o Método das Partidas
Dobradas (para cada débito registrado pela contabilidade, deverá ser registrado um crédito de valor equivalente). Esse método evidencia as Origens de recursos, bem como, sua Aplicação subsequente.
Do método italiano de Paccioli para o atual, ressaltamos quatro diferenças ou evoluções naturais: - O sistema contábil tinha o objetivo de informar apenas o proprietário;
- Os