1 - Língua, linguagem e variação linguística
1 - Língua, linguagem e variação linguística
INTRODUÇÃO
Repare que os momentos de nossa vida são constituídos de situações em que estamos com pessoas desconhecidas, pessoas próximas, pessoas de nossa intimidade, pessoas com quem temos pouca intimidade... Enfim, situações em que nos encontramos são enquadradas na formalidade ou na informalidade. Então, a necessidade de adquirirmos a linguagem mais elaborada, chamada por muitos: ―norma culta‖, é porque todos nós vivemos situações diferentes na vida, que requerem tipos específicos de comportamento e de linguagem.
Entretanto, isso não quer dizer que há perda dos aspectos informais da língua, ou seja, continuaremos sempre a falar com pessoas de nossa intimidade da mesma forma, apesar de adquirirmos outros modos de falar. Só estaremos ―alargando nossa capacidade de comunicação‖.
OBJETIVOS DA AULA
Identificar os conceitos língua, linguagem e contextos de uso;
Reconhecer as atividades de linguagem;
Identificar contexto formal e informal.
LIVRO
Capítulo 1: Linguagem e variação linguística, do livro: Gramática – texto: análise e construção de sentido (Maria Luiza M. Abaurre e Marcela Pontara).
Capítulo 2, Oralidade e Escrita, do livro: Gramática–texto: análise e construção de sentido (Maria Luiza M. Abaurre e Marcela Pontara).
Nesta disciplina, trabalharemos, fundamentalmente, a competência leitora, capacidade que temos de ler/entender textos, mensagens, e reagir diante delas, ou seja, como leitores, fazer o que o texto espera de nós. E isso só é possível (reagir adequadamente ao que o texto sugere) se entendermos a mensagem. Vamos falar mais sobre isso?
É algo mais ou menos assim...
Se você está andando em um Shopping Center e vê uma placa anunciando
CUIDADO, PISO MOLHADO, por exemplo, esse texto espera que tome uma providência diante do que está lendo.
Então, você precisa reagir a esta mensagem: ler, entender o que se quer e tomar uma atitude. Esse é o