1 Lista Atividades MTF 2015 1
1° Trabalho do 1° Bimestre
1. Os gases possuem a característica de fluir com baixíssima resistência, dificultando o aumento da pressão na saída do compressor, logo, como é feito para que a pressão de recalque possa aumentar?
2. Quais são as vantagens de armazenar gases em um cilindro antes de disponibilizá-lo para o sistema?
3. Quais são as vantagens do gás perde calor para o meio, no cilindro de armazenamento, após ser comprimido?
4. Quais são as desvantagens de se utilizar o gás “AR” em sistemas pneumáticos.
5. Qual a diferença básica entre um exaustor e um ventilador?
Resposta:
1. O compressor é um equipamento criado para aumentar a pressão de um fluido em estado gasoso. A elevação de pressão é conseguida através da redução do volume ocupado pelo gás.
2. Uma das vantagens seria o controle sobre a distribuição do gás, quando existe uma alta demanda pelo gás ele serve como uma reserva , também serve para que o ar comprimido perca o calor que ganho durante a compressão e consequentemente diminua sua densidade, entre outras vantagens.
3. Pressão x Volume / Temperatura, se a temperatura diminuir, consequentemente o volume aumenta, e como Densidade = Massa / Volume, se o volume aumenta, a densidade diminui, com a densidade baixa torna a compressão do gás muito mais fácil.
4. Umas das desvantagens de se utilizar ar em sistemas pneumáticos é que o ar comprimido é um poluidor sonoro, ele contém uma série de contaminantes, por isso uma filtragem eficiente é necessária. Ao comprimir o ar atmosférico, a umidade presente se precipita em água, o que causa uma contaminação interna ao sistema, logo um dreno tem que existir para esgotar a água líquida.
5. Os dois têm como objetivo deixar o ambiente mais fresco. Porém o ventilador tem como função, realizar trabalho de deslocamento da massa de gás, isso quer dizer, que distribuem o ar em algum ponto desejado. Já o exaustor tem como objetivo retirar as impurezas e o ar quente do ambiente.