1 lei de Newton
A Primeira Lei De Newton
Introdução
A primeira lei apresenta o princípio da inércia proposto por Galileu, definindo quais os referenciais onde as leis da mecânica são válidas e de forma equivalentes, ou seja, onde todos os fenômenos são descritos da mesma forma.
Dentre todas as teorias que explicavam os movimentos dos corpos, a que durou por vários séculos foi a teoria de Aristóteles.
Segundo essa teoria, um corpo só permaneceria em movimento se fosse constantemente aplicada sobre ele uma força. Galileu Galilei, considerado o pai da experimentação, comprovou que a tendência dos corpos, quando livre da ação de forças externas, era de se manter em repouso ou em movimento retilíneo uniforme. Com isso Galileu verificou que pode existir movimento na ausência de forças. Por exemplo, se arremessarmos um disco de hóquei sobre uma superfície ele logo para, devido à existência de rugosidades que são características do material, porém, se arremessarmos o mesmo disco só que sobre uma superfície totalmente lisa, vamos perceber que o disco percorrerá uma distância maior. O disco só permaneceria em repouso caso fosse possível eliminar toda a resistência do ar e o atrito. Isaac Newton (* 4 de janeiro de 1643 - † 31 de março de 1727, pelo calendário gregoriano). Cientista inglês de renome internacional, que além de físico, foi um excelente matemático, mecânico, químico e teólogo. Foi um dos criadores, junto com Leibniz, do cálculo infinitesimal. Também foi descobridor de várias leis da física, entre elas a lei da gravidade. Para ele, a função da ciência era descobrir leis universais e enunciá-las de forma precisa e racional.
Primeira Lei de Newton
Também denominada de princípio da inércia, essa é uma lei de um conjunto de três que Newton descreveu. Baseado nos trabalhos de Galileu e de Jonhanes Kepler, Isaac Newton desenvolveu a teoria sobre os