1 INTRODU O
Um dos principais legados do período medieval para a humanidade foi o surgimento das Universidades. A primeira que se tem notícia é a Universidade de Bolonha, que foi fundada no século XI e foi pioneira no estudo do Direito, que assume, definitivamente, uma posição autônoma no conhecimento, tendo como suas disciplinas a retórica, gramática e a lógica. O ensino da Teologia foi extremamente importante nessa época, sendo ele utilizado como forma de aprofundamento da ciência jurídica.
Os compilados de Justiniano nas suas Pandectas formaram um alicerce para o estudo. Dois grandes acadêmicos foram responsáveis por tal prestígio do curso, e foram eles Inério e Graciano. Bolonha era uma organização só de estudantes onde professores eram escolhidos pelos alunos e tornavam-se responsáveis, perante esses mesmos alunos, pelo ensino do conteúdo que ministravam em suas aulas.
A religião foi de suma importância para esse advento do Direito, pois tanto ela como o direito possuem mecanismos de ordenação das relações inter-individuais, até que em determinado ponto tornam-se equivalentes nas duas esferas. Desenvolve-se o estudo do Direito Canônico, tomando por base a Bíblia, e também ganhou-se destaque no estudo da jurisprudência laica e eclesiástica.
1. UNIVERSIDADE DE BOLONHA
A Universidade de Bolonha, criada em 1150 na Itália, foi uma das primeiras universidades de que se tem notícia ate hoje. Comandada pela Igreja, a universidade, no fim do século Xll, integrou o primeiro curso de Direito com as disciplinas de retórica, gramatica e logica.
Sua origem foi através do Império Carolíngio, reino regido por Carlos Magno, que teve como princípio ir além das ciências já estudadas pelos nobres (Matemática, filosofia, ciência). Reunindo sábios e poetas do mundo inteiro em sua corte com o objetivo de discutir a origem de Deus e das estrelas entre outros pensamentos, introduzindo esse conhecimento para Igrejas e Mosteiros em seu império. Após a sua