1 Introdu O Economia 1
Grécia antiga: OIKONOMO
Oiko = casa; Nomo = lei
(administração do lar)
Idade Antiga ao Renascimento: busca de soluções para problemas práticos do dia a dia;
Platão e Aristóteles: discussão sobre a propriedade, a servidão, os tributos, a cunhagem e o emprego da moeda (política, filosofia e direito canônico); Grandes Navegações/Mercantilismo (séc.XVI, XVII):
- fim do feudalismo e busca de novos mercados;
- desenvolvimento dos novos Estados-nações mercantilistas
(Espanha, Portugal, Inglaterra, França e Alemanha);
- uso da expressão “economia política”;
- fortalecimento do Estado.
Correntes do Pensamento Econômico
Problema Central
Portanto,
Economia é uma ciência social que estuda como se administra os recursos escassos e seus objetivos de produção e distribuição de bens e serviços pela sociedade.
Enfoque multidisciplinar: Devido à multiplicidade dos problemas econômicos e à diversidade de suas causas e efeitos, a economia detêm uma abordagem não somente dos fenômenos essencialmente econômicos, mas também extra-econômicos, como as questões sociais, políticas, históricas, culturais, ecológicas, religiosas, filosóficas, éticas, tecnológicas, legais, psicológicas, antropológicas, culturais. Isso determina seu caráter biunívoco (dupla relação com outras áreas do conhecimento).
Os Recursos ou Fatores de Podução
1) RECURSOS NATURAIS OU FATOR TERRA – tudo aquilo que se origina da natureza, como o próprio solo (cultivável ou não), os minerais, os vegetais, animais, etc. (renováveis e irrenováveis). 2) MÃO-DE-OBRA (TRABALHO) – representado pela força de trabalho do homem.
3) CAPITAL - Conjunto de bens materiais utilizados no processo da produção de outros bens e serviços. É a própria infraestrutura produtiva (edifícios, máquinas, ferramentas, etc., ou seja o Capital Físico).
* Pode-se também incluir como capital o chamado “capital financeiro” e “capital humano”.
Recursos ou Fatores de Produção
Complementares
4) TECNOLOGIA: