1 Introdu O Ao Hardware
Campus Camaquã
Hardware
Introdução ao Hardware
Um computador é composto por hardware e software. Entende-se por hardware a parte física de um sistema computacional, aquilo que é visível a palpável. Este conceito aplica-se também a qualquer outro equipamento eletrônico. O software é a sequência de instruções lógicas que fazem com que o hardware produza resultados, incluídos aí sistema operacional, aplicativos e linguagens. Existem computadores de vários tipos. Considerando o perfil de uso, computadores podem ser:
Servidores: Computadores destinados a prover serviços em rede. Podem, entre outras atribuições, guardar quantidades massivas de dados, controlar acesso a recursos, processar grande quantidade de informações e etc. Para realizar estas tarefas possuem um hardware mais “robusto” que a maioria dos desktops, muitas vezes com redundância (duplicação) de componentes para que haja mais segurança em caso de falha de um dos dois, ou então para aumento de desempenho. Há servidores em vários formatos, entre eles o “rack”, para serem colocados empilhados em “armários” que os organizam, há servidores em formato “torre”, de tamanho semelhante ao de um desktop até outros bem maiores.
Portáteis: Notebook, Netbook, Tablets, PDA’s, Palmtops, Smartphones. Computadores móveis, com aplicações diferentes em função da sub-categoria em que se enquadram. Notebooks tem, geralmente, as mesmas funções de um computador do tipo desktop, netbooks tem menor poder de processamento e menos recursos extras. Os demais tem poder de processamento bem menor e funções diferenciadas em função de seu objetivo. Notebooks tem tamanho de tela geralmente entre 12” e 17”, enquanto netbooks tem telas de 7” a 12”.
Desktop: Principal tema a ser abordado na disciplina, sistemas desktop vão do básico em termos de funções e poder de processamento, até sistemas com grande capacidade de processamento, armazenamento, funções extra dos mais variados tipos proporcionadas