1 INTERTEXTUALIDADE
NUCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA
DISCIPLINA: TÓPICOS GERAIS
PROFESSOR : YULA PIRES DA SILVEIRA
CURSO DE RADIOLOGIA / 1 º PERÍODO/NOITE
ATIVIDADE – UNIDADE III:
INTERTEXTUALIDADE
ANTONIO KAIRON LUNA DE SOUSA
ARIELE SILVA MARTINS DE SOUSA
JOYCE BRUNA DE OLIVEIRA LIMA
MARIA DO AMPARO BARROS
TAINÁ BRANDAO DE SOUSA
TERESINA (PI), 16 DE ABRIL DE 2015.
Texto intertextualidade
a) Oração dos internautas
TIPO DE INTERTEXTUALIDADE: Referencial
O autor recriou com seus próprios recursos, a partir de um texto já existente, onde é relembrado a oração do Pai Nosso por meio de uma parodia, sendo este o texto original que, portanto, não perde a sua essência e seu conteúdo permanecendo assim inalterados. As palavras foram mudadas havendo assim uma alusão de transformação para a oração dos internautas.
Contudo, para se obter o entendimento de forma rápida o leitor ou o receptor da mensagem deverá ativar o seu conhecimento prévio para que possa reconhecer, assimilar e identificar este diálogo entre textos com as novas ideias textuais.
Neste tipo de texto há uma relação de intertextualidade referencial com paráfrase, pois foi recriado com outras palavras, porém a sua essência e o seu conteúdo dogmático permaneceram inalterados.
b) Tirinha
TIPO DE INTERTEXTUALIDADE:
Estrutural
Neste caso o autor utilizou a intertextualidade estrutural e referencial pois ele emprega uma atividade domestica com uma alusão da música da Ivete Sangalo remetendo a ideia de bricolagem, que é um outro tipo de intertextualidade. Também foi empregado o modelo da música preexistente para a produção da tirinha.
c) Não confunda “Carolina de Essa Leitão” com “caçarolinha de assar leitão” e nem “Conhaque de Alcatrão” com “catraca de canhão”.
TIPO DE INTERTEXTUALIDADE:
Referencial
Neste caso não é apontado diretamente o fato em questão e sim sugere características secundárias e metafóricas. Colocam-se nomes próprios, de objetos ou falas do