1 FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO
1.1 METAFÍSICA E EDUCAÇÃO
Metafísica, nos dizeres de Silveira Bueno é "doutrina de essência das coisas; conhecimento das causas primeiras e dos primeiros princípios". Ela representa o lado teórico da filosofia, estudando a origem da existência; da realidade – essencial verdadeiro – "além da física". É a atitude teórica de decompor conceitos, ensinando ao ‘homem’ o que ele é (Platão) ou o que deve ser (Aristóteles), para conhecer a sua própria essência. Metafísica tem o sentido de perceber e transformar a realidade. Afinal, o homem é um ser naturalmente metafísico.
Para George Knight, a metafísica "representa essencialmente as atividades especulativas e de síntese da filosofia, e provê uma estrutura teórica que permite aos cientistas criar visões do mundo e desenvolver hipóteses que podem ser testadas de acordo com suas suposições básicas". Já kneller diz "o maior valor da metafísica reside em seu poder gerador de discussões inteligentes sobre os problemas teóricos que não podem ser respondidos pelas apresentações de fatos".
O avanço da ciência fez com que muitos indivíduos acreditassem que a metafísica fosse algo inútil, já que a ciência tinha possibilidade de ser observada e medida ao contrário da..
FUNDAMENTOS METAFÍSICOS DA EDUCAÇÃO
Além da física”, representa essencialmente as atividades especulativas e de síntese da filosofia.
Provê uma estrutura teórica que permite aos cientistas criar visões do mundo e desenvolver hipóteses.
Os cientistas são muitas vezes tentados a fazer interpretações que vão além dos fatos. Isso tem invadido o domínio do suprimento de respostas metafísicas.
FUNDAMENTOS METAFÍSICOS DA EDUCAÇÃO
Esta é a posição de cientistas que fazem afirmações sobre criacionismo ou evolucionismo.
Eles têm ultrapassado seus fatos experimentais e assumido o papel de metafísicos.
Quatro aspectos: Cosmológico – Teológico – Antropológico-Ontológico.
Pessoas em toda parte assumem respostas a estas questões e depois