1. Durkheim
1. Durkheim dedicou boa parte da sua obra para a definição do objeto de estudo da sociologia: o fato social. Explique em linhas gerais as três características principais de um fato social e apresente um exemplo recente que ilustre esse conceito, explicando-o. Aproveite para argumentar: existem sanções relacionadas a esse fato social? Qual a função da coerção e das sanções segundo Durkheim?
2. Respondas às questões abaixo, sobre o conceito de mais-valia:
a. Leia atentamente o trecho abaixo, retirado do Manifesto Comunista e explique a frase: “não se define o lucro no momento da venda, mas no momento da produção”. Qual a relação com o conceito de mais-valia?
“A indústria moderna transformou a pequena oficina do patriarcal mestre de corporação na grade fábrica do capitalismo industrial. Massas de operários, aglomerados nas fábricas, são organizadas como soldados. Como simples soldados da indústria, os operários estão subordinados a uma perfeita hierarquia de oficiais e suboficiais. Não são somente escravos da classe burguesa e do Estado burguês, mas também, diariamente, a cada hora, escravos da máquina, do contramestre e, sobretudo, do próprio burguês individual dono da fábrica”.
b. Qual a diferença entre mais-valia absoluta e mais-valia relativa? Na sua opinião, qual das duas formas gera mais marginalização do trabalhador? Exemplifique.
3. Explique: “o capitalismo gera as condições do seu desaparecimento”. Considere essa afirmativa tecendo uma comparação entre a exploração do trabalho à época da Revolução Industrial e as modernas técnicas de Gestão de Pessoas.
4. Observe atentamente as imagens abaixo, do Filme Tempos Modernos, e indique os conceitos marxistas que cada uma delas expressa, explicando-os.
a. Máquina de Alimentação
[pic]
5. Estabeleça uma distinção entre os tipos de solidariedade propostos por Durkheim a partir das imagens abaixo. Considere, na sua argumentação, a questão da