1- Disserte sobre os três lutos da adolescência

650 palavras 3 páginas
1- Disserte sobre os três lutos da adolescência

A adolescência não deve ser vista apenas como uma passagem para a vida adulta. A criança entra na adolescência com muitos conflitos e incertezas e precisa sair dela com maturidade estabilizada, com caráter e personalidades adultos.
Não podemos falar na adolescência sem mencionar as mudanças corporais que ocorrem nesse período e a percepção que o indivíduo tem desse “novo corpo”, é luto pelo corpo infantil. O esquema corporal é definido como a representação mental que o sujeito tem do próprio corpo, como consequência das suas experiências em contínua evolução. Nesse sentido, é de fundamental importância a forma como é elaborado o luto pelo corpo infantil, pois haverá uma modificação desse esquema corporal e do conhecimento que o indivíduo tem do próprio corpo, à partir dessas mudanças.
O segundo luto é chamado de pela identidade da criança e do papel infantil, o que exige uma renúncia da dependência e uma aceitação de responsabilidade, muitas vezes desconhecidos. Assim que o adolescente terá que lidar com uma realidade que impõe novas funções e responsabilidades e, por sua vez dá menos indulgência para os seus erros e reconhecer os seus feitos em seu estádio criança.
Desta forma, está em uma encruzilhada, pois não é dado permitir que a unidade para a qual a criança gostava, mas nem lhe dá a liberdade de ter um adulto, do modo como o adolescente pretende delegar a sua responsabilidade tanto para o grupo social a que pertence os seus pais que ainda possui, utiliza esse “ser” a sua própria personalidade fora de qualquer processo de pensamento, com uma gestão forte, é típico da irresponsabilidade adolescente.
O terceiro é o luto dos pais da criança que persistentemente tenta reter sua personalidade em busca de refúgio e proteção que eles significam, que o desempenho é complicado pela própria atitude dos pais e também têm que aceitar o seu envelhecimento e o fato de que seus filhos não são mais crianças, e se eles

Relacionados

  • Enfermagem
    373 palavras | 2 páginas
  • educação inclusiva
    163987 palavras | 656 páginas