1 damismo no Brasil
Aspectos importantes:
Inicio nos anos de 1800, através da figura de Dona Leopoldina, esposa de D. Pedro I(esta referencia feminina contribuiu para independência do Brasil, diante do seu dissernimento e clareza politica). Periodo em que a mulher era confundida com as propriedades do senhor/homem.
O primeiro-damismo nasce eminentemente como gestão politica de racionalidade decisória e de ausencia do marido governante, diferentemente dos moldes de atuação das primeiras-damas dos governos posteriores.
1940- Governo de Getúlio Vargas – reaparece a figura da primeira- dama(Darcy Vargas), e neste periodo inicia o processo de legalização da profissão, onde a Assistencia Social era objeto de estudo e atuação do Assistente Social.No contexto da segunda guerra mundial, onde há uma necessidade de institucionalizar os serviços sociais para apoio às famílias daqueles enviados para guerra, surge a LBA. Esta estratégia foi importante para estimular a participação de brasileiros na guerra, especialmente diante do contexto de empobrecimento da população na época. Lança-se a campanha propagandista para buscar o apoio da população para o esforço da guerra. Getúlio se aliou ao grupo dos Estados Unidos, Inglaterra e França, apesar das similaridades do seu governo com o tolitarismo nazi- facista(governo autoritário – o indivíduo deve está subordinado ao Estado). Os EUA emprestou ao Brasil, na época, 20 milhões para a construção da Usina de Volta redonda(Rio de Janeiro).
Conselho Nacional de Serviço Social – CNSS
Foi criado em 1938, com a finalidade de organizar e centralizar as ações assistências publicas e privadas, sendo utilizado como método o clientelismo político e manipulação de verbas e concessões públicas.
Legião Brasileira de Assistência - LBA: Tem seu início em 1942, planejada a partir da aderência do País na Sengunda Guerra Mundial. Sua finalidade era a provisão das necessidades das famílias cujos chefes haviam sido enviados para a guerra.