1 Crise H drica no Brasil 1
A crise hídrica vem sendo noticiado algum tempo nos grandes jornais brasileiros, causando dor de cabeça na população em geral. Esse problema se instalou majoritariamente na região sul e sudeste do país, o que tornou esse fato intrigante devido a essas regiões não sofrerem com a estiagem.
Muitos apontam que a crise Hídrica não está diretamente relacionada à estiagem, mas sim ao consumo desregulado dos recursos hídricos. As grandes empresas de vários setores utilizam em sua produção uma quantidade exorbitante de água e responsabilizam a população por tão acontecimento. Dai nascem às inúmeras restrições e medidas, como: controle do consumo de água, racionamento e etc. Pergunto-me, se as mesmas medidas são impostas aos grandes empresários.
Desviando um pouco da atenção das grandes empresas, a população ainda não percebeu que esse problema é irremediável e, que também como as grandes empresas, ela contribui com uma parcela significativa. A má utilização da água no seio doméstico contribui significativamente para que esse problema se agrave. Ou seja, a conscientização dos recursos hídricos é um problema socioambiental de altíssima relevância.
Unido a esses dois fatos, tece-se a intransigência política que não consegue controlar a situação e chegar a um denominador comum, com o proposito de nivelar à demanda de ambas as partes.
Para que haja um equilíbrio imediato e que o ciclo natural possa ser respeitado deve ser imprescindível que as empresas, bem como a população, tenham consciência que os recursos hídricos são de extrema importância e que devem ser gerenciados de maneira adequada, afim de que outras gerações não venham a sofrer com a escassez de água. Para isso, é preciso uma política de conscientização atuante na sociedade, uma reestruturação na educação de crianças e de jovens, uma regulação firme no controle de recursos hídricos para as grandes empresas.