1 Classifica o dos movimentos alterado
Curso: Engenharia Civil – Diurno
Disciplina: Laboratório de Física I
Professor: Marcelo C. do Brasil Cardinali
Classificação dos Movimentos
Componentes:
201300712 Talita Regina Trevisan Brás
201400167 Bruno de Barros Silva
201400940 Camila Cristina Lopes Mota
Piracicaba 17, de setembro de 2014
Experimento realizado 03, de setembro de 2014
I. Objetivo
Classificar o tipo de movimento da esfera; Analisar e interpretar gráficos da posição em função do tempo. Determinar a velocidade média da esfera.
II. Introdução
Os movimentos são classificados em função do comportamento da velocidade em relação ao tempo. Se a velocidade é constante no transcorrer do tempo, o movimento é uniforme (MRU – Movimento Retilíneo Uniforme), se a velocidade é variada, o movimento é variado (MRUV – Movimento Retilíneo Uniformemente Variado).
II.1. Movimento Retilíneo Uniforme
Se um ponto material possui velocidade constante com o tempo, este apresenta movimento uniforme e, portanto, percorre distâncias iguais em intervalos de tempos iguais. O movimento uniforme pode ser descrito matematicamente pela seguinte equação: (1)
Considerando o intervalo de tempo ∆t desde o instante inicial 0 (zero), em que se observa o movimento, até um instante de tempo t qualquer: ∆t = t – 0. Nesse intervalo de tempo a variação de espaço será ∆x = x – x0, onde s é o espaço correspondente a t e s0 é o espaço no instante inicial zero, chamado espaço inicial. Substituindo os valores na Eq. 1, temos:
ou
Logo: A essa expressão dá-se o nome de função horária de posição do movimento uniforme.
O gráfico do movimento uniforme é uma reta.
II.2. Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
Já sobre o movimento retilíneo uniformemente variado, também conhecido como movimento acelerado, podemos dizer que o mesmo consiste em um