1 CAPITULO PAULO FREIRE
Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. Para ter uma pratica educativa progressista, é preciso ter uma educação voltada para o saber critico e não passivo, o docente não pode ser aquele que apenas ensina, tem que ser aquele que ensina e aprende também ao ensinar e principalmente estar aberto a aprender a realidade de seus educando.
Freire relata que mesmo existindo vários exemplos de tipos de educadores, é necessário que todos tenham o mesmo saber em comum, como: de dosar a relação teórica e pratica , criar possibilidades para o(a) aluno(a) produzir ou construir conhecimentos, ao invés de simplesmente transferir os mesmos, reconhecer que ao ensinar, se está aprendendo; e não desenvolver um ensino de "depósito bancário", onde apenas se injetam conhecimentos acríticos nos alunos. e saber dosar a relação teórica e pratica.
1. ENSINAR EXIGE RIGOROSIDADE METODOLÓGICA
Paulo Freire nos ensina que a rigorosidade é quando o educador por meio de sua perseverança cria métodos para extrair e instigar o conhecimento em seus educandos. Colocando-os no caminho da busca de sua própria autonomia.
Educador e educandos, lado a lado, vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber.
Um professor que não desafia, que é memorizados e repetidor de frases, não é um professor critico. Ele pensa mecanicamente e pensa errado. Só pode ensinar certo quem pensa certo.
2. ENSINAR EXIGE PESQUISA
Todo professor tem que ter a pratica de ser pesquisador, o habito de buscar conhecimento é um dever constante, essa pratica o leva a aprender o desconhecido e compartilhar o novo.Para ensinar, tem que saber o assunto, e so sabe com ato de buscar o conhecimento.
3 ENSINAR EXIGE RESPEITO AOS SABERES DOS EDUCANDOS
Somente respeitando a individualidade de cada um que se pode alcançar objetivo em sala de aula. Resumindo, para isso acontecer, a escola tem que estabelecer umas