1 Atividade
Alice Batista Barbosa
Turno: Matutino / Turma: D1 / Sala: 116
Questões sobre a Apologia e Críton
Sobre a Apologia
1. Segundo Sócrates, qual é o papel do filósofo?
O filósofo exerce um papel crítico, questionando a realidade que lhe é posta e não a aceitar passivamente.
2. Como podemos entender a afirmação de Sócrates de que “a vida sem reflexão não vale a pena ser vivida”? Segundo ele, a fala e o questionamento é o bem maior do homem e que a vida que não é questionada não vale a pena viver. Sócrates põe em evidência a necessidade de conhecer a si mesmo, pois só assim pode-se conhecer o melhor o mundo.
3.Como Sócrates responde às acusações que lhe são feitas?
Sobre Críton
1. Por que segundo Sócrates, é importante ouvir as leis de Atenas?
Por motivos claros: a lei é favorável a democracia, a coletividade, a ordem social. Caso as mesmas forem descumpridas, a eficácia da mesma seria comprometida, e então reinaria a desordem. Em outras palavras, o bem comum sobrepõe o bem individual.
2. Quais os argumentos que as leis de Atenas contrapõem à proposta de Críton para que Sócrates fuja para o exílio?
Utiliza do artificio que justamente por meio das leis que os pais de Sócrates casaram e o conceberam. As leis Atenienses propiciaram a ele educação, lazer, alimentação e assim por diante. A resposta de Sócrates a Criton deixa claro que não deve-se desobedecer as decisões/leis do Estado/Tribunais.
3. A condenação de Sócrates, tendo sido injusta, permite que ele escape da sentença de morte e fuja para o exílio, como quer Críton, ou a fuga significaria responder a uma injustiça com outra? Qual o argumento de Sócrates a esse respeito? De modo claro, Sócrates, responde a Críton que não seria correto escapar da sentença que lhe foi conferida, mesmo tendo ela caráter de injustiça. Portanto, deve prevalecer o princípio da anulação de um mal com o seu contrário, ou seja, injustiça com um ato de justiça. E assim Sócrates