1 ATIVIDADE portfolio
EMBIOLOGIA E HISTOLOGIA
Adriana Januário
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
SÃO PAULO
2014
ATIVIDADE – PORTFÓLIO
1) Definir o que é reprodução assistida.
R: Reprodução Assistida é um conjunto de técnicas, utilizadas por médicos especializados, que tem como principal objetivo tentar viabilizar a gestação em mulheres com dificuldades de engravidar. Muitas vezes essas dificuldades, até mesmo a infertilidade do casal ou um de seus membros, podem trazer sérios prejuízos ao relacionamento conjugal.
2) Diferencie inseminação artificial homóloga e inseminação artificial heteróloga. Inseminação artificial homóloga – é aquela realizada em mulheres casadas ou que vivam em união de fato, com o sêmen do próprio marido ou companheiro, ou seja, há a correspondência entre os dados genéticos dos pais que vão criar o ser gerado, exercendo o papel de pai e mãe e a verdadeira ascendência genética da criança.
Inseminação artificial heteróloga – esta inseminação é realizada em mulher casada ou que vive em união de fato, com material genético – sêmen ou óvulo – originário de terceira pessoa – doador – ou no caso de mulher não ser casada, e algumas legislações permitem o acesso de mulheres solteiras aos recursos da inseminação artificial, com material igualmente de doador. 3) Qual a diferença entre casais estéreis e casais inférteis?
R: Costuma-se dizer que existe esterilidade num casal quando não surge uma gravidez após um ano de relações desprotegidas, não existindo para estes qualquer possibilidade de obtenção de gravidez de forma natural. Para que um casal seja considerado infértil, é necessário que haja fecundação, mas que o produto da concepção não atinja viabilidade, ou seja, ocorre neste casal todo o processo de fecundação, só que a gravidez não termina com o nascimento de um novo ser vivo e viável.
4) Compare os métodos de fertilização in vitro clássica e a técnica de injeção intracitoplasmática de espermatozoide.
R: Na fertilização in