1 Analise de Fornecedores
Os fornecedores podem exercer poder de negociação sobre os participantes de uma indústria ameaçando elevar preços ou reduzir a qualidade dos bens e serviços fornecidos. Fornecedores poderosos podem consequentemente sugar rentabilidade de uma indústria incapaz de repassar os aumentos de custos em seus próprios preços.
As condições que tornam os fornecedores poderosos tendem a refletir aquelas que tornam os compradores poderosos.
1.1 Fornecedores estratégicos de insumos Certo (2003, p. 154) afirma que os fornecedores estratégicos de insumos são os “indivíduos ou agências que fornecem às organizações os recursos de que eles precisam para produzir bens e serviços”. A relação com fornecedores mudou nos últimos tempos. Durante muitos anos os fornecedores eram vistos como inimigos, pois buscavam preços não tão reduzidos e buscavam prazos de entrega buscando apenas beneficiamento próprio. Hoje em dia a situação é outra. As empresas buscam desenvolver fornecedores estratégicos. Fornecedores esses que viram peça-chave para o sucesso da empresa, considerando aspectos de integração, colaboração e confiabilidade.
1.2 Fornecedores estratégicos da empresa Dentro da Viqua temos apenas um grande fornecedor estratégico, que é o fornecedor do plástico ABS, que nada mais é que a matéria prima de uma das principais linhas da Viqua, as torneiras em ABS. Quem fornece o ABS para a Víqua é a LG que tem a sua fabrica na China. Esse produto não é tão critico ao ponto de não encontrarmos ele no Brasil, porem para a Viqua a maior consumidora de ABS da categoria, essa matéria prima se torna