1 AEED TE CURSO DE FISIOTERAPIA 1
1) Descreva sobre a importância da anatomia para o profissional de fisioterapia.
Visando que a Anatomia estuda, macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados, ela é uma ciência fundamental para o fisioterapeuta, porque como a função do fisioterapeuta é diagnosticar, e fazer uma avaliação do paciente como um todo e tratar os problemas com base em exercícios e técnicas , é indispensável conhecer as estruturas do corpo, assim como conhecer os nomes dos ossos, músculos suas articulações , saber os identificar de acordo com suas funções e localizações, e como se ligam, para conseguir agir e tratar no ponto lesado certo do paciente.
2) Conceitue: Normal em anatomia, variação anatômica, anomalia e monstruosidade.
Em anatomia as descrições anatômicas obedecem, necessariamente, a um padrão que não inclui a possibilidade de variações, que o que chamamos de normal no que corresponde ao que ocorre na maioria dos casos, ao que é frequente, portanto puramente estatística. Já quando o indivíduo possui uma alteração interna ou externa da forma, porém sem prejuízo para a sua função, chamamos de variação anatômica.
Anomalia é quando o desvio do padrão anatômico perturba a função, e monstruosidade é uma grande alteração na forma, que deforma profundamente a construção do corpo do indivíduo, sendo, em geral incompatível com a vida.
3) Cite e explique os fatores gerais de variação.
Às variações anatômicas ditas individuais, devem-se acrescentar aquelas decorrentes da idade, do sexo, da raça, biótipo e da evolução, estes são, em conjunto os fatores geras de variação.
O fator idade é o tempo decorrido ou a duração da vida. Notáveis modificações anatômicas ocorrem nas fases da vida intra e extra-uterina do mamífero, bem como nos principais períodos em que cada fase se subdivide, e em cada período o indivíduo recebe nome especial e saber.
A primeira fase é a intra-uterina que temos, o ovo, nos