0998765

14524 palavras 59 páginas
Jornal Brasileiro de Pneumologia 30(Supl 4) – Novembro de 2004

Diretriz para Pneumonias
Adquiridas na Comunidade (PAC) em Adultos Imunocompetentes
RESUMO EXECUTIVO

EXAMES PARA DETERMINAÇÃO DA ETIOLOGIA

A presente versão é fruto da análise criteriosa das últimas publicações e ampla discussão entre os membros da nossa Sociedade sobre o tema.
Em um resumo de suas recomendações, destacam-se:

Hemoculturas
A atual diretriz recomenda que as hemoculturas devem ser reservadas para pacientes com PAC grave e aqueles não responsivos ao tratamento.

DEFINIÇÃO
Pneumonia adquirida na comunidade (PAC) é aquela que acomete o paciente fora do ambiente hospitalar ou que surge nas primeiras 48 horas da admissão. Testes sorológicos
São indicados: para confirmação retrospectiva de uma suspeita diagnóstica; quando número significativo de casos semelhantes surge em uma comunidade; e em pacientes com PAC grave ou que não respondem a tratamento empírico adequado.

A radiografia de tórax deve ser feita em PA e perfil. A radiografia do tórax é essencial para o diagnóstico, avaliação da gravidade e detecção de complicações da PAC.

Antígenos urinários
Medidas de antígenos urinários para Legionella pneumophila e S. pneumoniae devem ser realizadas para pacientes com PAC grave, e para Legionella especificamente em todos os pacientes não responsivos a tratamento prévio.

EXAMES COMPLEMENTARES GERAIS

GRAVIDADE E LOCAL DE TRATAMENTO

Em pacientes com PAC de baixo risco, tratadas em domicílio, exames adicionais à radiografia de tórax são em geral desnecessários.

O escore britânico foi escolhido para caracterizar a gravidade da(s) PAC(s) e indicar o local de tratamento, por sua simplicidade. Um escore de seis pontos (um ponto para cada achado-CURP65: C = confusão mental; U = uréia elevada (>
50mg/dL), fr > 30cpm; P = pressão arterial, hipotensão arterial (PAS < 90mmHg e/ou PAD <
60mmHg; 65, idade acima de 65 anos) permite estratificar os

Relacionados