099479107299

522 palavras 3 páginas
TRABALHO DE INORGÃNICA
Professor: Marcus Vinícius
Acadêmicos: Maria Vanderli e Marivam José
4º período FAP

Tema: Reação de fixação de CO2 por plantas
A absorção do dióxido de carbono (CO2) é fundamental para que seja realizada a fotossíntese - o processo de produção de energia necessária para o metabolismo e sobrevivência dos vegetais. A absorção de carbono, através do CO2 é também chamada de fixação de carbono, nome mais comumente utilizado. Este processo ocorre por meio do Ciclo de Calvin ou "fase escura" da fotossíntese, originando basicamente um carboidrato CH2O através de uma reação de redução.
Podemos dizer que este ciclo coleta moléculas de CO2 simples utilizam para formar moléculas maiores e mais complexas, como aminoácidos, ácidos graxos e carboidratos. Essas moléculas também são utilizadas na fotossíntese, na "fase clara", e originam novos compostos que serão utilizados pela planta, há perda de água por meio da fotossíntese, e a radiação solar aumenta a velocidade das reações químicas na planta por conta do calor que transmite. O calor da radiação solar, juntamente com o calor gerado pelo aumento das reações metabólicas, faz com que ocorra a perda de água.
As plantas C3 recebem este nome por conta do ácido 3-fosfoglicérico formado após a fixação das moléculas de CO2. Estes vegetais compreendem a maioria das espécies terrestres, ocorrendo principalmente em regiões tropicais úmidas.
As plantas C4 possuem grande afinidade com o CO2. Elas recebem este nome devido ao fato do ácido oxalacético possuir quatro moléculas de carbono, formado após o processo de fixação de carbono
As plantas CAM são ainda mais econômicas quanto ao uso da água do que as plantas Elas ocorrem em áreas desérticas ou intensivamente secas.

Fotorrespiração
A fotorrespiração ocorre quando a RuBisCo utiliza O2 em vez de CO2 ; Nela nenhum carbono é fixado e é gasta energia para recuperar os carbonos do fosfoglicolato, que não é um metabolito útil.A via de recuperação é longa

Relacionados