0978953678

1174 palavras 5 páginas
O que é Spread Bancário:
Spread bancário é a diferença entre o que os bancos pagam na captação de recursos e o que eles cobram ao conceder um empréstimo para uma pessoa física ou jurídica. No valor do spread bancário estão embutidos também impostos como o IOF e o CPMF. Nesse contexto, o termo inglês "spread" significa "margem".
Essa margem financeira cobrada pelo banco e outras instituições financeiras, é um valor que varia de banco para banco e acresce à habitual taxa de juro cobrada pelo empréstimo.
Para os bancos, quanto maior o spread, maior é o lucro nas suas operações. O spread bancário brasileiro é um dos mais altos do mundo, o que gera muitas críticas, uma vez que é um dinheiro que poderia estar fazendo girar a economia e não ser totalmente utilizado pelos bancos.
O significado de Spread Bancário está nas categorias: Geral, Expressões em Inglês

O que é? - Spread Bancário

2004. Ano 1 . Edição 5 - 1/12/2004 por Andréa Wolffenbüttel
Spread bancário é simplesmente a diferença entre os juros que o banco cobra ao emprestar e a taxa que ele mesmo paga ao captar dinheiro, O valor do spread varia de acordo com cada operação, dependendo dos riscos envolvidos e, normalmente, é mais alto para pessoas físicas do que para as empresas. O Brasil é famoso por ter um dos maiores spreads bancários do mundo.

ENTENDA O QUE É SPREAD BANCÁRIO

Quem deposita dinheiro no banco, em poupança ou outra aplicação, faz na verdade um empréstimo à instituição, que paga uma taxa de juros por esse dinheiro. Da mesma forma, quando o banco empresta dinheiro a alguém, cobra uma taxa de juros por isso. A diferença entre as duas taxas é o chamado spread bancário.

Ou seja, spread bancário é a diferença entre o que o banco paga ao tomar um empréstimo e o que ele cobra ao conceder um empréstimo.

Além desse lucro, os bancos também cobram impostos (IOF, CPMF) e juros de inadimplentes, que ficam embutidos no spread.

Atualmente, o spread bancário brasileiro

Relacionados